sábado, 31 de dezembro de 2016

UMA PREVISÃO PARA 2017

Max Klim é um dos mais respeitados jornalistas especializados em astrologia no País. Em seu site "Caminhando Estrelas" ele publica neste início de ano um texto revelador sobre previsões astrológicas que mostra, curiosamente, base histórica ao falar dos ciclos de sete anos de influência do planeta Saturno no Brasil com datação, ao final da análise dos anos em que o Grande Maléfico da Antiguidade, como era conhecido Saturno, atuou na vida dos brasileiros. 

É leitura bem interessante para este domingo de Ano Novo: 




Previsão 2017

O ano de Saturno





                  A ordem em tempo de cobranças



Conhecido na Antiguidade Clássica por “o grande maléfico”, o planeta Saturno exerce no zodíaco as funções hoje reconhecidas de forma mais positiva como o zelador, o “capataz”, aquele que põe ordem aos caos e impõe em situações desordenadas a disciplina, a responsabilidade, a organização, controlando ambição e limitações dos povos e das nações.

Atuando em dois ciclos diferentes sobre a vida dos seres humanos, Saturno rege em um primeiro e mais curto desses ciclos, com duração de sete anos, o cotidiano, as necessidades imediatas das pessoas, os campos onde nos sentimos menos seguros, trazendo uma aura de super-compensação para se superar limites, desafios, tristeza e demora no desenvolvimento de nossa espécie. No segundo ciclo, de 49 anos de duração, mais longo, são regidos a ambição, as leis, a paciência e o senso de tempo.

Saturno é o nome romano do deus Cronus dos gregos, filho de Urano – deus do Céu – e de Gea, a Terra. Conta a mitologia helênica que Cronus foi o pai de uma segunda geração dos deuses do Olimpo, da qual sairia Zeus, o deus invencível que passou a governar o mundo dos homens.

Senhor do tempo, da ação e da razão, Saturno rege o signo de Capricórnio, um signo do elemento Terra que nos dá o impulso de segurança e garantia para o futuro diante da evolução e das conquistas de nossa espécie. 

Dessa sua atuação nos vem a característica de cobrador das atitudes, decisões, progresso e evolução com que lidamos no nosso dia a dia. É um quadro de exigências, do uso que fazemos da nossa capacidade mental, da ambição que nos move em busca do crescimento e da auto-afirmação.

Como principais características da ação saturnina sobre os povos, vêm os conceitos de cautela, responsabilidade, profissionalismo, perfeccionismo, senso prático, o trabalho e a economia. Mas, aí também estão o domínio, a busca pelo estatus, o egoísmo e egocentrismo, as exigências e o rigor.


Os ciclos de Saturno no Brasil

Para o Brasil, a aplicação dos ciclos saturninos de evolução se dão de forma evidente com os acontecimentos das últimas sete décadas, se retrocedermos no tempo, a partir da anunciada regência do planeta dos anéis em 2017, um ano que promete o aprofundamento da crise política, social e econômica que vivemos com maior intensidade nos últimos meses.

Voltando à década dos anos cinquenta do século passado teremos a crise do governo Vargas e seu suicídio com o marco mais significativo na evolução do Pais no rumo de suas propostas nacionais. Daí por diante, todos os anos que têm Saturno por protagonista apontam acontecimentos ora trágicos, ora significativos na vida brasileira.

Foram estes os anos da regência ordenadora de Saturno:

  • 1954 – Ano de Saturno – Agravamento de crise de disputa pelo poder – República do Galeão – Suicídio de Getúlio Vargas.

  • 1961 – Ano de Saturno – Renúncia de Jânio Quadros – Tentativa de golpe militar com veto à Presidência de Jango – Implantação do Parlamentarismo.

  • 1968 – Ano de Saturno – O Golpe militar de 1964 se aprofunda e é baixado o Ato Institucional  nº 5 (AI-5) – a repressão e a tortura são implantadas com maior vigor – Começa a reação contra a ditadura.

  • 1975 – Ano de Saturno - Começa a abertura do regime militar – Assassinato de Wladimir Herzog – Crise Militar com as ações do Presidente Geisel contra Comandantes das Grandes Unidades do Exército para o fim da tortura. 

  • 1982 – Ano de Saturno - Começa a redemocratização com a realização de eleições diretas nos Estados e nas suas capitais. Início da abertura política. É inaugurada a Usina de Itaipu, então a maior do mundo

  • 1989 – Ano de Saturno – Fernando Collor de Mello é eleito presidente da República na primeira eleição direta após a redemocratização – A Constituição de 1988 começa a vigorar plenamente – Confisco da Poupança.

  • 1996 – Ano de Saturno – Começa o ciclo de privatizações do governo Fernando Henrique – A dívida pública é aumentada exponencialmente – O plano real se mostra efetivo no controle da hiperinflação. Massacre de Eldorado dos Carajás no Pará.

  • 2003 – Ano de Saturno – O torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva assume a Presidência da República em meio a forte crise econômica mundial e agravamento do endividamento externo do país e da dívida pública. Explode na Base Aeroespacial de Alcântara a Plataforma de Lançamento de veículos espaciais matando 21 cientistas brasileiros.

  • 2010 – Ano de Saturno – Dilma Vana Roussef é eleita a primeira mulher Presidente da República e a crise internacional se amplia ameaçando fortemente o País.


A influência de Saturno na vida nacional se dá pelo ordenamento do caos institucional, econômico e de carências e demandas políticas e sociais com a repactuação da vida nacional em novo ciclo que deverá começar em 2017 quando o processo de desordem pública, crise política, depressão econômica e choque entre os poderes apontam para a proximidade de mudanças profundas no quadro de normalidade criado sob a Constituição de 1988, exatamente há 29 anos, em mais um dos efeitos ordenadores do ciclo de influência de sete anos desse planeta.  

*****

Se a previsão estiver certa, teremos em 2017 – Ano de Saturno – o Brasil vivendo uma crise profunda na política, nas instituições, no campo social e na economia com o risco de enfrentar sua primeira grande depressão com ruptura institucional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário